Observatório de Desenvolvimento
Integrado e Sustentável

 

O Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável se compromete a ser um farol de esperança em um mundo que precisa de soluções concretas.

Bem-vindo ao Observatório de Desenvolvimento Integral e Sustentável! Somos uma plataforma dedicada à promoção de um futuro sustentável para todos, reunindo informações e soluções para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos que o mundo enfrenta atualmente. Nosso objetivo é fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre os esforços globais em prol do desenvolvimento sustentável.

 

O Observatório Global de Desenvolvimento Sustentável surge como uma resposta a esses desafios, buscando ser um centro de referência para informações confiáveis, inspiração e colaboração entre governos, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos comprometidos com a sustentabilidade.

Proposto a partir dos Seminários latino-americanos de políticas públicas para inclusão digital, o Observatório Informacional Latino-Americano para o Desenvolvimento Digital Sustentável tem como principal objetivo:

Promover a colaboração e a integração dos países latino-americanos em prol do desenvolvimento digital sustentável da Região.

Integrar os países latino-americanos por meio da disseminação de dados e informações coletadas durante a série de encontros promovidos pelos Seminários latino-americanos de políticas públicas para inclusão digital.

Ser a plataforma de informação sobre os Seminários latino-americanos de políticas públicas para inclusão digital.

  1. Sistematizar e difundir a memória dos países participantes do Seminário latino-americano de políticas públicas para inclusão digital;
  2. Coletar, analisar e divulgar dados acerca das ações executadas em favor do desenvolvimento digital sustentável na América Latina;
  3. Identificar estruturas informacionais visando a integração digital sustentável da América Latina;
  4. Apoiar a proposição de novas ações relacionadas às atividades dos seminários.

O Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ODIS) foi desenvolvido a partir dos resultados da série de Seminários Latino-Americanos de Políticas Públicas para a Inclusão Digital, realizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Lula em 2023. Os seminários foram inicialmente concebidos em 2022, como um fórum para a troca de informações sobre o estado da arte dos múltiplos temas relacionados à inclusão digital em cada um dos países participantes. Os países convidados a participar neste primeiro módulo foram aqueles com os quais o Ibict já mantinha relações de cooperação por meio da Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia), uma respeitada rede latino-americana de repositórios de acesso aberto.

Como a questão de inclusão digital se apresenta com tom de urgência para todos, o projeto despertou interesse em um número significativo de participantes de diferentes países. Durante esta fase inicial, contamos com a participação ativa de representantes da Argentina, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Brasil.

O projeto teve como objetivo fomentar a cooperação internacional por meio de uma série de seminários que propõe, prioritariamente, a emancipação de grupos em vulnerabilidade tanto pelo acesso e apropriação da internet, quanto por meio da investigação de um processo de letramento digital crítico e de qualidade, como elementos vitais para a cidadania plena e o desenvolvimento humano no mundo contemporâneo. Temas relevantes foram selecionados para direcionar a troca de informações e facilitar o debate em cada seminário.

O primeiro seminário, realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2023 na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), tratou de novas tecnologias, comportamentos e novas oportunidades - da estrutura ao cidadão - e incluiu temas como universalização e massificação dos serviços de telecomunicações; 5G, 6G; marco legal; inovação cientifica; inteligência artificial; internet das coisas; realidade virtual; realidade aumentada; imersão de áudio; banda larga; conectividade e cidadania. O segundo seminário, que se realizou nos dias 13 e 14 de junho no Instituto Rio Branco, tratou de emancipação de vulneráveis; inclusão; apropriação digital; políticas de cuidados; programas de alfabetização e apropriação digitais; programas para conexão e acesso; programas com práticas de cuidado e inclusão digital para grupos em vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, pessoas com 60 anos ou +, juventude, negros e negras, indígenas, mulheres e população LGBTQIA+. O terceiro seminário, realizado nos dias 18 e 19 de julho de 2023 na sede da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), explorou os temas de desenvolvimento industrial; semicondutores; parques tecnológicos; oficinas de software livre; investimento em pesquisa e políticas de desenvolvimento nacional, com vistas a realizações conjuntas entre os países da América Latina. Estes seminários tiveram o privilégio de contar com o apoio e a presença de João Brant (Secretário de Políticas Digitais - primeiro seminário), Ana Haddad (Secretária de Informação e Saúde Digital - segundo seminário), David Nemer (Professor Doutor da University of Virginia - segundo seminário) e Miguel Nicolelis (Professor Doutor da Duke University - terceiro seminário), que representaram o Brasil.
O quarto seminário foi realizado em Brasília entre 11 a 16 de dezembro de 2023. A semana de eventos incluiu reuniões híbridas para o desenvolvimento de estratégias de trabalho conjunto, um workshop sobre a publicação de um número temático da revista científica Inclusão Social e um encontro de trabalho na ABC sobre a construção de cooperações técnicas internacionais. Além disso, ocorreram visitas técnicas ao Congresso Nacional (arquivo, biblioteca e centro de restauração) e uma reunião com a delegação da União Europeia para explorar as oportunidades e sinergias com a UE- LAC. O ponto alto da semana de eventos foi o lançamento do Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ODIS) no auditório da Presidência da República, com as presenças da diretora adjunta da ABC, Embaixadora Luiza Lopes; da coordenadora–geral de Transformação Digital do MCTI, Cristina Shimoda; da coordenadora–geral de informação Tecnológica e Informação para a Sociedade do Ibict, Cecília Leite; e da primeira–secretária da Divisão de Temas Digitais do Ministério das Relações exteriores, Graziela Casseli. O evento também contou com a presença física de participantes de outros países latino-americanos, como os técnicos de inclusão digital Leonardo Murolo da Argentina, Ledénika Mackensie Méndez Gonzalez do México e Zailen Baharona Moraes da Costa Rica. Outros participaram de forma híbrida.

O Observatório é uma plataforma inovadora que tem como objetivo principal o monitoramento, a análise e a promoção de práticas sustentáveis de políticas públicas para a inclusão digital. A plataforma foi desenvolvida como um sistema de informação de acesso aberto para o armazenamento e disseminação de informações científicas, tecnológicas e de políticas públicas para o fortalecimento da região latino americana - uma ferramenta para que múltiplos públicos (pesquisadores, agentes públicos, agentes do terceiro setor e da iniciativa privada, bibliotecários e cidadãos comuns, entre outros) possam conhecer o que a América Latina está desenvolvendo no âmbito da transformação digital. A plataforma oferece uma oportunidade para que os países possam trocar informações e nivelar o nível de conhecimento, desenvolvimento, expertise e necessidades, por meio do conteúdo armazenado de forma colaborativa pelos países participantes – abrindo, dessa forma, uma rede de colaboração entre estes países e seus agentes.

Depois do lançamento oficial do Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ODIS) em dezembro de 2023, o objetivo agora é de estender esta rede, convidando os demais países da América do Sul e Central para o segundo módulo do projeto em 2024. Este processo foi iniciado com a participação do Ibict no Taller Regional – Desarrollo de un Modelo de Inclusión baseado en la Alfabetización Digital, onde o ODIS foi apresentado e gerou grande interesse. Este encontro, organizado pela Alianza Digital Mesoamericana na cidade do México, nos dias 9 e 10 de abril deste ano, reuniu representantes de Belize, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e México. Em seguida, no dia 10 junho, em uma reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o convite de participação foi feito para as representações diplomáticas dos países da América do Sul e Central, que demonstraram bastante interesse em participar no projeto. O Chile, em especial, aderiu imediatamente ao projeto, contribuindo com seus insumos informacionais.

O ODIS.2 prossegue com os objetivos de criar uma rede interativa de troca de informação entre os países participantes, fomentar o desenvolvimento humano apoiado pelas tecnologias digitais e desenvolver novas possibilidades de cooperação técnica internacional.

Neste sentido o ODIS.2 amplia o escopo do observatório para seis áreas temáticas, que serão desenvolvidas no Quinto Seminário/Primeiro Encontro Anual ODIS na Cidade do México em Agosto de 2024:

1 - Inclusão Digital: registro do que foi desenvolvido no primeiro módulo do observatório, junto à criação de um programa de intercâmbio de melhores práticas;

2 - Humanidades Digitais: preservação digital da produção de conhecimento de cada um dos países participantes, incluindo museus, blibliotecas, arquivos nacionais e outros repositórios;

3 - Desenvolvimento Sustentável: informações relevantes para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas, a segurança alimentar, paridade de gênero, entre outros;

4 – Capacitação, Integração e Inovação: informações sobre programas acadêmicos e a produção científica e tecnológica dos países participantes, junto ao desafio da inovação e a criação de um programa de capacitação tecnológica e humana para o desenvolvimento integrado e soberano;

5 – Empreendedorismo e Cooperação: informações sobre cooperação internacional e o desafio da criação de uma rede de oportunidades para empreendedores locais em busca de internacionalização;

6 – Rede Infocomunicacional: informações sobre os participantes internacionais do observatório (agentes e instituições) dentro de uma rede informacional interativa que permitirá a comunicação direta entre estes participantes, com funcionalidades de uma rede social.

A ampliação do escopo informacional do observatório oferece uma gama de opções de interação e cooperação entre os agentes dos países participantes. A troca de informação, por meio desta rede de acesso aberto oferece a oportunidade de compartilhar dados relevantes sobre melhores práticas, desafios comuns e soluções locais, que possam levar a avanços também em outros países, além do desenvolvimento de formas inovadoras e eficientes de cooperação internacional, que contribuam o desenvolvimento humano e sustentável, elemento fundamental para a soberania da região como um todo.

Para conhecer o Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável, acesse:
https://odis.ibict.br/

Contato

odis@ibict.br