Seminário 4
O 4º Seminário de Políticas Públicas para a Inclusão Digital foi realizado em Brasília entre os dias 11 e 16 de dezembro de 2023. O evento foi composto por uma semana de atividades e recebeu Leonardo Murolo, representando a Argentina; Ledénika Mackensie Méndez Gonzalez, representando o México; e Zailen Baharona Moraes, representando a Costa Rica. Representantes de outros países participaram de forma remota.
O primeiro dia do seminário consistiu de uma introdução e apresentação sobre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), permitindo aos participantes conhecer as atividades e produtos do instituto, bem como as dependências de seu centro de pesquisa. Na parte da tarde ocorreu uma reunião híbrida para dar inicio a semana de trabalhos e preparar a participação dos representantes para o evento de encerramento.
No segundo dia ocorreram dois workshops híbridos. O primeiro foi sobre a publicação de um número temático da revista científica “Inclusão Digital” (uma publicação seriada do Ibict), que será dedicado às atividades do grupo de países participantes dos Seminários de Políticas Públicas para a Inclusão Digital – Argentina, Brasil, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Peru e Uruguai. O segundo workshop foi sobre o desenvolvimento colaborativo da plataforma ODIS, o Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (Ibict, 2024).
No dia 13 de dezembro, a embaixada do México no Brasil recebeu representantes do Ibict e os participantes internacionais, que estavam em Brasília para o seminário. Estavam presentes a embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel, o chefe de cancillería, Alejandro Ramos e Olivia Rodríguez, a encarregada de Cooperação. A comissão do quarto Seminário de Inclusão Digital da América Latina era composta por Zailen Barahona, Leonardo Murolo e Ledenika Gonzales. Junto a eles estavam Cecília Leite, coordenadora geral do Ibict, e Wal Moraes, coordenador de relações internacionais, também do Ibict, que representaram o Brasil.
No dia seguinte os participantes internacionais que vieram a Brasília fizeram uma visita ao Congresso Nacional, seus arquivos, biblioteca e departamento de restauração. À tarde participaram de um workshop de construção de cooperação na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), onde os representantes de cada país discutiram propostas para projetos de cooperação técnica.
Na sexta-feira, dia 15, houve uma reunião com a delegação da União Europeia para explorar as oportunidades e sinergias com a UE- LAC. No período da tarde foi realizado o IV Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas para a Inclusão digital no auditório da Presidência da República. O ponto alto do evento foi o lançamento oficial da plataforma ODIS.
Este evento foi marcado pela presença da diretora adjunta da ABC, Embaixadora Luiza Lopes; da coordenadora–geral de Transformação Digital do MCTI, Cristina Shimoda; da primeira–secretária da Divisão de Temas Digitais do Ministério das Relações exteriores, Graziela Casseli; da coordenadora geral de informação Tecnológica e Informação para a Sociedade do Ibict, Cecilia Leite, além dos representantes da Argentina, Costa Rica e México, mencionados anteriormente.
No último dia de atividades aconteceram visitas à Universidade de Brasília e outros pontos de interesse na capital brasileira. O evento de encerramento consistiu de uma avaliação dos trabalhos realizados em 2023 e planejamento conjunto de atividades futuras, como uma proposta para a realização do Quinto Seminário de Políticas Públicas para a Inclusão Digital na Cidade do México em 2024.
Contato
odis@ibict.br