PERU

O Peru é uma república presidencialista com uma rica herança histórica e cultural enraizada nas civilizações antigas, como os Incas. Além de suas notáveis paisagens, que incluem a majestosa Cordilheira dos Andes e a vasta Floresta Amazônica, o Peru é renomado por sua culinária única e diversificada. O país busca equilibrar o desenvolvimento sustentável com a preservação de sua identidade cultural para enfrentar os desafios da globalização. A riqueza de sítios arqueológicos, festivais coloridos e tradições folclóricas faz do Peru um país fascinante para os amantes da história e da cultura. O país é significativo na economia mundial de metais preciosos e minerais. O turismo também desempenha um papel importante, especialmente com destinos icônicos como Machu Picchu.

Participação nos Seminários

Novas tecnologias, novos comportamentos

O representante do Peru informou que no seu país existe a Ley de Gobierno Digital desde 2016 e um sistema nacional de informática, da Secretaria de Gobierno y Transformación Digital (objeto do Decreto Legislativo n. 1412 de 2018).

Participantes

  • Yuri Aldoradin - Peru

Apropriação digital. Emancipação de populações em situação de vulnerabilidade

O representante do Peru informou que nos programas de seu país cada municipalidade precisa designar um oficial de segurança digital, que tem por função coordenar a prevenção e o combate a crimes de natureza digital dentro dos territórios. Articulou que, a partir dessa experiência, se pode trabalhar a memória desses territórios, promovendo uma inclusão cidadã junto com a inserção digital. Informou que seu país assinou o Convênio de Budapeste, o que significa que mais ações deverão ser ainda pensadas e organizadas nos próximos anos.


Participantes

  • Yuri Aldoradin - Peru

Desenvolvimento industrial e sustentabilidade ambiental e social

A representação do Peru trouxe ao grupo a discussão do planejamento de um Sistema Nacional de Transformação Digital, cujo sentido compreende tanto o setor público quanto o privado, num processo de desenvolvimento conjunto. Disse ainda, que o país busca organizar um Núcleo de Normas Técnicas (NPT), que inclui as tentativas de normatização sobre tecnologias da informação e, em especial, engenharia de softwares e sistemas e informações sobre o ciclo de vida de tais produtos30. Além disso, o país aprovou a Lei n. 31.809 em junho deste ano, que é o marco regulatório digital do Peru.

Participantes

  • Yuri Aldoradin

Subtemas

em atualização

O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital", realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2024, na Cidade do México, reuniu representantes de diversos países da América Latina, Caribe e Europa, além de instituições internacionais e privadas. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes do México, teve como objetivo discutir os desafios e oportunidades para um desenvolvimento integrado e sustentável, focando em inclusão digital e inovação.

A abertura contou com a participação de autoridades mexicanas e brasileiras, que destacaram a importância do Observatório de Desenvolvimento Integrado Sustentável (ODIS) como plataforma para promover políticas públicas sustentáveis e a inclusão digital. Foram abordados seis eixos temáticos: Inclusão Digital, Rede Infocomunicacional, Humanidades Digitais, Empreendimento e Cooperação, Capacitação, Integração e Inovação, e Informação para a Sustentabilidade.

No eixo de Inclusão Digital, foram apresentados projetos como o "Aldeas Inteligentes" do México, que visa conectar áreas rurais à internet para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Discussões sobre as brechas digitais e a importância da capacitação também foram abordadas.

O segundo eixo focou na criação de uma Rede Infocomunicacional dentro do observatório para facilitar a comunicação e troca de informações entre os participantes. Houve apresentações sobre tecnologias que serão incorporadas ao observatório, como redes sociais e repositórios digitais.

No eixo de Humanidades Digitais, destacou-se a importância de registrar e compartilhar a produção cultural dos países participantes, com ênfase na criação de repositórios culturais e artísticos.

No quarto eixo, sobre Empreendimento e Cooperação, foram discutidas iniciativas para promover o empreendedorismo e a internacionalização de pequenos e médios empreendedores na América Latina. A cooperação entre México e Brasil foi abordada, destacando-se planos de colaboração em diversas áreas, incluindo tecnologia e inovação.

O quinto eixo abordou programas de capacitação em ciência, tecnologia e inovação, além da participação da indústria no desenvolvimento tecnológico da região. A importância da inclusão digital e a evolução da indústria satelital foram discutidas.

O sexto eixo tratou da informação para a sustentabilidade, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e na igualdade de gênero. Estratégias para promover a igualdade entre homens e mulheres foram apresentadas.

O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital" culminou com a criação colaborativa de um decálogo com ações a serem implementadas até o próximo encontro. O evento foi encerrado com a participação de representantes de diversos países e organizações internacionais, ressaltando a importância da cooperação regional e internacional para o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital na América Latina.

Políticas Públicas

Gobierno y Transformación Digital

Saiba mais

#Políticas públicas
#Parceria digital  #Transformação Digital #Conectividade

Serviços de Informação

em atualização

Contatos

Presidencia del Consejo de Ministros (PCM)

Yuri Aldoradin Carbajal
Especialista de Regulación Digital. Presidencia del Consejo de Ministros (PCM)

Contato

odis@ibict.br