Faleceu nesta terça-feira, 13 de maio, aos 89 anos, José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, ex-presidente do Uruguai, ex-guerrilheiro tupamaro e um dos principais ícones latino-americano nas últimas décadas. Mujica enfrentava um câncer metastático no esôfago, diagnosticado em abril de 2024, e recebia cuidados paliativos em sua residência, uma chácara nos arredores de Montevidéu, onde viveu seus últimos dias ao lado da esposa e também ex-senadora, Lucía Topolansky.

 A morte foi confirmada pelo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, aliado político e amigo pessoal de Mujica. Em uma postagem na sua conta oficial do X, Orsi lamentou a perda: “Con profundo dolor comunicamos que falleció nuestro compañero Pepe Mujica. Presidente, militante, referente y conductor. Te vamos a extrañar mucho Viejo querido. Gracias por todo lo que nos diste y por tu profundo amor por tu pueblo.”.

Pepe Mujica deixa um legado político marcado pela ética, pelo diálogo e pela coerência com seus valores. Mais do que um ex-presidente, foi um pensador e militante incansável da democracia, da justiça social e da integração latino-americana. Seu legado seguirá como inspiração para gerações futuras que buscam um continente mais justo, unido e solidário.

Mais informações e a notícia na íntegra, podem ser consultadas em:

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202505/morre-pepe-mujica-2018grande-amigo-do-brasil2019-destaca-governo-brasileiro

Tradução (É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.)