o último dia 8 de fevereiro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu as visitas da segunda-dama da República, Lu Alckmin, acompanhada da assistente Damares e da escritora e embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel, ao lado de seu assistente Javier Bueno e do segundo secretário na Embaixada do México, Andrés Medellín.
As autoridades foram recebidas pelo diretor do Ibict, Tiago Braga; pela coordenadora-geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade, Cecilia Leite; pelo pesquisador da Serin (Setor de Relações Internacionais) Wal Moraes; e pela pesquisadora Larissa Alves, que apresentaram os principais projetos em desenvolvimento pelo Ibict.
A segunda-dama, Lu Alckmin, destacou seu trabalho social como voluntária em ações de caráter comunitário nas periferias de Brasília, como o projeto de qualificação ‘Padaria Artesanal’, que teve início em São Paulo com o intuito de gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social. “Fiquei encantada com o trabalho do Ibict, que é fundamental para o Brasil. Parabéns e sucesso!”
Para a embaixadora mexicana e autora de best-sellers, Laura Esquivel, “conhecer os projetos e ver de perto o que o Ibict tem feito foi muito gratificante e enriquecedor”. Em sua fala, a embaixadora se mostrou aberta a possíveis parcerias entre as instituições, sobretudo por conta do Ano Dual “Presença do México no Brasil e do Brasil no México”, em comemoração aos 190 anos do início das relações diplomáticas entre os países.
“Não há como mensurar a alegria de receber essas duas autoridades aqui no Ibict”, disse o diretor, Tiago Braga. “Ficamos felizes pela oportunidade de apresentar nossos projetos de pesquisa e pensarmos nas possibilidades de parceria, unindo forças entre as partes na valorização dos trabalhos sociais e culturais alinhados com a ciência, tecnologia e informação para a sociedade”.