Após, o lançamento oficial do projeto ODIS-Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável, em dezembro de 2023, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou o segundo módulo do projeto, o ODIS.2, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF).
O evento foi aberto pelo diretor do Ibict, Tiago Braga, e contou com a participação da coordenadora-geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade do Ibict, Cecília Leite; da diretora da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a embaixadora Luíza Lopes; além dos representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fábio EON, da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Bruno Peixinho, e dos representantes da Argentina, Maite Urzoga; de El Salvador; Armando Herrera; do Paraguai, Laura Nunes; do México, André D. Medellín; de Honduras, Raul Grauenard, da Bolívia, Horacio Villegas, do Chile, Sebastian Depolo; da Colômbia, Daniel Moseno, e da Guatemala, Arturo Duarte, além da Diretora executiva de inclusão digital no México, Ledénika Méndez; do representante do “Projeto Mesoamérica”, Eduardo Palucho; e dos representantes da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Ivan Sá Vieira e Igor Moreira Lopes.
“Ao final de quatro encontros colaborativos mostramos que o ODIS é uma construção colaborativa entre os diversos países e isso é muito interessante porque ele permitiu trazer um pouco da visão de cada país que participou do processo de criação do projeto”, explicou Tiago Braga, lembrando que o ODIS é uma plataforma que visa permitir “que nós da América Latina junto com outros parceiros possamos trabalhar juntos com vistas a esse desenvolvimento para a democratização da sociedade, através da ciência da informação”.
Segundo Cecília Leite, o objetivo, a partir do encontro, é estender a rede, convidando outros países da América do Sul e Central para participar do segundo módulo do projeto em 2024. “Nesse sentido, o projeto ampliou as metas do observatório para seis áreas temáticas, que serão discutidas no Quinto Seminário e no Primeiro Encontro Anual do ODIS, em agosto de 2024, na Cidade do México”.
A coordenadora explicou que as seis áreas temáticas que serão apresentadas e discutidas no quinto seminário são as seguintes: Inclusão Digital; Humanidades Digitais; Desenvolvimento Sustentável; Capacitação e Integração; Empreendedorismo e Cooperação e a Rede infocomunicacional.
“A ampliação dos temas oferece mais opções de interação e cooperação entre os agentes dos países integrantes do projeto”, frisou Cecília Leite, acrescentando que o ODIS é uma ferramenta para que todos conheçam o que a América Latina está desenvolvendo quanto à transformação digital”.
ODIS
O Observatório de Desenvolvimento Integrada e Sustentável surgiu a partir de vários resultados de seminários Latino-Americanos de Políticas Públicas para a inclusão digital, executados pelo Ibict em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Instituto Lula, em 2023. ODIS é uma plataforma inovadora e que tem como objetivo principal o monitoramento, a análise e a promoção de práticas sustentáveis de políticas públicas para a inclusão digital.