No dia 03 de abril, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) teve a honra de sediar um importante momento para a integração informacional regional: a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o IBICT e a Divisão Regional da América Latina e Caribe da Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Instituições (IFLA LAC). O acordo foi firmado durante a “Reunião de Meio de Ano da IFLA LAC”, realizada na sede do IBICT, em Brasília, e contou com a participação de especialistas em Ciência da Informação dos Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, El Salvador, Equador, México, Paraguai e Porto Rico.
O Memorando de Entendimento, assinado por Jeannette Lebrón, presidente da IFLA LAC, e Tiago Braga, diretor do IBICT, oficializa a parceria entre as duas instituições, tendo como objetivo ações de cooperação, que levem ao fortalecimento mútuo na direção de suas missões institucionais.
A IFLA LAC tem como missão promover o desenvolvimento de bibliotecas, da biblioteconomia e do acesso à informação na região, fomentando a cooperação regional e o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no campo da gestão da informação. O IBICT tem como missão institucional promover a competência, o desenvolvimento de recursos e as infraestruturas de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.
O Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ODIS) é uma plataforma digital concebida e implementada pelo IBICT, com o propósito de ser um bem comum para a paz. Dentre seus objetivos estão a produção colaborativa de conhecimento, sua disponibilização e disseminação. O observatório reúne informações estratégicas a respeito dos países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Brasil.
Este Memorando de Entendimento consolida o compromisso de impulsionar uma agenda colaborativa nas áreas de gestão informacional, preservação do patrimônio cultural, produção científica e intercâmbio de boas práticas em ciência da informação. A parceria busca intensificar a atuação conjunta em temas estratégicos como inclusão digital, cultura e sustentabilidade, fomentando a inovação e o desenvolvimento de competências essenciais para a construção de sociedades mais inclusivas, democráticas e resilientes. Com ênfase na valorização do conhecimento como força motriz para a transformação social, o acordo ainda reafirma o empenho das partes em ampliar o acesso à informação, promover a diversidade cultural e fortalecer as capacidades institucionais em toda a região.
Nesse contexto, a assinatura do acordo e a presença da delegação da IFLA LAC no IBICT tornaram o mês de abril do ano de 2025, especialmente significativo para a ciência da informação latino-americana, abrindo novas perspectivas para a colaboração regional e reafirmando o compromisso coletivo de construir um futuro mais informado, equitativo e sustentável para todos.