Histórico

a

O Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ODIS) foi desenvolvido a partir dos resultados da série de Seminários Latino-Americanos de Políticas Públicas para a Inclusão Digital, realizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Lula em 2023. Os seminários foram inicialmente concebidos em 2022, como um fórum para a troca de informações sobre o estado da arte dos múltiplos temas relacionados à inclusão digital em cada um dos países participantes. Os países convidados a participar neste primeiro módulo foram aqueles com os quais o Ibict já mantinha relações de cooperação por meio da Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia), uma respeitada rede latino-americana de repositórios de acesso aberto.

Como a questão de inclusão digital se apresenta com tom de urgência para todos, o projeto despertou interesse em um número significativo de participantes de diferentes países. Durante esta fase inicial, contamos com a participação ativa de representantes da Argentina, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Brasil.

O Primeiro Seminário, realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2023 na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), tratou de novas tecnologias, comportamentos e novas oportunidades – da estrutura ao cidadão – e incluiu temas como universalização e massificação dos serviços de telecomunicações; 5G, 6G; marco legal; inovação cientifica; inteligência artificial; internet das coisas; realidade virtual; realidade aumentada; imersão de áudio; banda larga; conectividade e cidadania.

O Segundo Seminário, que se realizou nos dias 13 e 14 de junho no Instituto Rio Branco, tratou de emancipação de vulneráveis; inclusão; apropriação digital; políticas de cuidados; programas de alfabetização e apropriação digitais; programas para conexão e acesso; programas com práticas de cuidado e inclusão digital para grupos em vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, pessoas com 60 anos ou +, juventude, negros e negras, indígenas, mulheres e população LGBTQIA+.

O Terceiro Seminário, realizado nos dias 18 e 19 de julho de 2023 na sede da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), explorou os temas de desenvolvimento industrial; semicondutores; parques tecnológicos; oficinas de software livre; investimento em pesquisa e políticas de desenvolvimento nacional, com vistas a realizações conjuntas entre os países da América Latina. Estes seminários tiveram o privilégio de contar com o apoio e a presença de João Brant (Secretário de Políticas Digitais – primeiro seminário), Ana Haddad (Secretária de Informação e Saúde Digital – segundo seminário), David Nemer (Professor Doutor da University of Virginia – segundo seminário) e Miguel Nicolelis (Professor Doutor da Duke University – terceiro seminário), que representaram o Brasil.

O Quarto Seminário foi realizado em Brasília entre 11 a 16 de dezembro de 2023. A semana de eventos incluiu reuniões híbridas para o desenvolvimento de estratégias de trabalho conjunto, um workshop sobre a publicação de um número temático da revista científica Inclusão Social e um encontro de trabalho na ABC sobre a construção de cooperações técnicas internacionais. Além disso, ocorreram visitas técnicas ao Congresso Nacional (arquivo, biblioteca e centro de restauração) e uma reunião com a delegação da União Europeia para explorar as oportunidades e sinergias com a UE- LAC. O ponto alto da semana de eventos foi o lançamento do Observatório de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ODIS) no auditório da Presidência da República, com as presenças da diretora adjunta da ABC, Embaixadora Luiza Lopes; da coordenadora–geral de Transformação Digital do MCTI, Cristina Shimoda; da coordenadora–geral de informação Tecnológica e Informação para a Sociedade do Ibict, Cecília Leite; e da primeira–secretária da Divisão de Temas Digitais do Ministério das Relações exteriores, Graziela Casseli. O evento também contou com a presença física de participantes de outros países latino-americanos, como os técnicos de inclusão digital Leonardo Murolo da Argentina, Ledénika Mackensie Méndez Gonzalez do México e Zailen Baharona Moraes da Costa Rica. Outros participaram de forma híbrida.

O Quinto Seminário e 1º Encontro Internacional, realizado na Cidade do México nos dias 9 e 10 de agosto de 2024, foi enormemente produtivo, levantando um interesse significativo tanto de participantes locais, quanto de participantes internacionais.
Os trabalhos desse encontro foram divididos em seis áreas temáticas. As discussões sobre Inclusão Digital foram continuadas, com uma troca valiosa de experiências e discussões técnicas sobre tecnologias de inclusão. As cinco novas áreas temáticas, que haviam sido concebidas nas reuniões de trabalho conjuntas, foram adicionadas. Em Humanidades Digitais discutimos a necessidade de registrar no mundo digital as produções das civilizações dos países participantes, desde seus saberes tradicionais, sua produção científica, acervos de arquivos e bibliotecas a seus acervos de museus e produções culturais e artísticas. Na área temática sobre Empreendedorismo e Cooperação, discutimos a possibilidade da criação de uma rede informacional para a promoção da internacionalização de pequenos e médios empreendedores. Também foram discutidas as possibilidades de cooperação técnica internacional, com falas da ABC e da AMEXCID. Na área temática sobre Capacitação, Integração e Inovação, discutimos programas de capacitação existentes que poderiam inspirar a criação de um programa de capacitação vinculado ao observatório para o fortalecimento tecnológico e a integração dos países participantes. Na sessão sobre Desenvolvimento Sustentável discutimos de maneira profunda a questão de equidade de gênero, como um elemento vital e estruturante de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Finalmente, na área temática sobre Rede Info-comunicacional, discutimos o plano de incorporar no observatório funcionalidades de uma rede social. A ideia é de que os participantes, ou outros usuários do observatório, possam, ainda dentro do ambiente digital, comunicar-se direta e livremente.
O ponto alto do Quinto Seminário – Primeiro Encontro Internacional ODIS foi a preparação colaborativa de um decálogo. Os participantes trabalharam na articulação de dez propostas, advindas das discussões e trocas de experiências, para direcionar nosso trabalho conjunto até o Segundo Encontro Internacional ODIS em 2025.

  • Apresentação do ODIS no encontro de trabalho da Agenda Digital da Mesoamérica na Cidade do México, entre os dias 9 e 11 de abril de 2024. Estavam presentes representantes da Nicarágua, Guatemala, Honduras, Belise, El Salvador, Costa Rica e República Dominicana, além de México e Brasil. Essa participação reforçou a importância e pertinência do trabalho realizado no observatório, evidenciada pelo interesse demonstrado pelos representantes dos países presentes em participar do ODIS.
  • Participação no grupo de trabalho que levou à assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e México. Essas atividades ocorreram entre os dias 12 e 14 de junho de 2024, culminando na assinatura do acordo entre a ABC e a AMEXCID (Agência Mexicana de Cooperação) na Cidade do México, onde mais uma vez apresentamos nosso observatório e suas funcionalidades. O acordo incluiu uma atividade de troca de experiências relacionada ao ODIS, na qual um projeto de inclusão digital mexicano (Aldeas Inteligentes) será implantado no Brasil e um projeto brasileiro será implantado no México em 2025. Todas as atividades relacionadas a esse acordo serão registradas em nosso observatório e passarão a fazer parte do acervo informacional de acesso aberto do ODIS.
  • Reunião estratégica presencial de planejamento com os representantes diplomáticos dos países da América do Sul e Central no dia 10 de junho, na Sala dos Conselhos no Ministério de Ciência, Informação e Tecnologia (MCTI), em Brasília, Brasil, onde apresentamos as atividades realizadas em 2023, o estado do observatório naquele momento e nossos planos para o Quinto Seminário – Primeiro Encontro Internacional ODIS. Esses esforços continuaram com uma série de reuniões presenciais individuais com os embaixadores dos países da América do Sul e Central para a participação de seus países no Quinto Seminário Latino Americano de Inclusão Digital – Primeiro Encontro Internacional do ODIS, na Cidade do México em agosto de 2024. Na reunião presencial com o Embaixador do Chile, Sebastián Depolo Cabrera, ficou estabelecida a entrada de seu país nas atividades do observatório.
  • Reunião estratégica presencial com a Ministra de Ciência, Informação e Tecnologia da Colômbia, Yesenia Olaya Requene, para explorar oportunidades de cooperação científica. Nosso observatório foi apresentado e a Ministra demonstrou seu interesse em que a Colômbia passasse a participar no ODIS.
  • Participação presencial no evento Mex-Info, promovido pela Universidade Nacional do México (UNAM,) na Cidade do México, nos dias 7 e 8 de agosto de 2024. Apresentamos o ODIS e tivemos uma reação bastante positiva e encorajadora da comunidade acadêmica que participava do evento.
  • Reunião estratégica presencial com o Ministro de Ciência, Informação e Tecnologia de Honduras, Luther Castillo Harry, e com o Embaixador Interino de Honduras no Brasil, Raul Graugnard, para discutir oportunidades de cooperação científica e informacional. Eles também indicaram seu interesse em participar nas atividades do nosso observatório.
  • Participação do Foro Abierto de Ciencias Latino America e Caribe (CILAC), promovido pela Unesco em San Andres na Colômbia, onde também apresentamos o ODIS. As reações foram bastante positivas e confirmaram nosso entendimento de que nosso observatório representa, de fato, uma contribuição significativa na direção da integração informacional entre os países parceiros e na criação colaborativa de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Deixamos o evento com um memorando de entendimento preparado para ser assinado entre o Ibict e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia.

    Contato

    odis@ibict.br