CHILE
O Chile é um país notável por sua diversidade geográfica e riqueza cultural, sendo o segundo país mais longo do mundo com uma extensão de aproximadamente 4300 km de norte a sul. Ao mesmo tempo, é também o país com o território mais estreito com 177 km entre leste e oeste, o que lhe dá uma forma bastante incomum.
Seu território se distribui por uma vasta área vulcânica, tornando o Chile um dos países com maior incidência de tremores e terremotos no mundo, incluindo o da cidade de Valdivia em 1960, com 9.5 graus de magnitude, o maior já registrado em nosso planeta.
Na esfera econômica, o Chile tem se destacado como um dos países mais industrializados da América Latina, com atividades em setores produtivos como a exploração de minérios (em especial o cobre), o processamento agroalimentar, os produtos químicos e a agricultura.
O nome Chile já era usado pelas populações originárias (as comunidades Aimarás), que habitavam o norte do país antes da colonização espanhola. Em seu idioma, “chilli” significa “onde a terra acaba”.
Participação nos Seminários
Novas tecnologias, novos comportamentos
em atualização
Apropriação digital. Emancipação de populações em situação de vulnerabilidade
em atualização
Desenvolvimento industrial e sustentabilidade ambiental e social
em atualização
Subtemas
O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital", realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2024, na Cidade do México, reuniu representantes de diversos países da América Latina, Caribe e Europa, além de instituições internacionais e privadas. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes do México, teve como objetivo discutir os desafios e oportunidades para um desenvolvimento integrado e sustentável, focando em inclusão digital e inovação.
A abertura contou com a participação de autoridades mexicanas e brasileiras, que destacaram a importância do Observatório de Desenvolvimento Integrado Sustentável (ODIS) como plataforma para promover políticas públicas sustentáveis e a inclusão digital. Foram abordados seis eixos temáticos: Inclusão Digital, Rede Infocomunicacional, Humanidades Digitais, Empreendimento e Cooperação, Capacitação, Integração e Inovação, e Informação para a Sustentabilidade.
No eixo de Inclusão Digital, foram apresentados projetos como o "Aldeas Inteligentes" do México, que visa conectar áreas rurais à internet para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Discussões sobre as brechas digitais e a importância da capacitação também foram abordadas.
O segundo eixo focou na criação de uma Rede Infocomunicacional dentro do observatório para facilitar a comunicação e troca de informações entre os participantes. Houve apresentações sobre tecnologias que serão incorporadas ao observatório, como redes sociais e repositórios digitais.
No eixo de Humanidades Digitais, destacou-se a importância de registrar e compartilhar a produção cultural dos países participantes, com ênfase na criação de repositórios culturais e artísticos.
No quarto eixo, sobre Empreendimento e Cooperação, foram discutidas iniciativas para promover o empreendedorismo e a internacionalização de pequenos e médios empreendedores na América Latina. A cooperação entre México e Brasil foi abordada, destacando-se planos de colaboração em diversas áreas, incluindo tecnologia e inovação.
O quinto eixo abordou programas de capacitação em ciência, tecnologia e inovação, além da participação da indústria no desenvolvimento tecnológico da região. A importância da inclusão digital e a evolução da indústria satelital foram discutidas.
O sexto eixo tratou da informação para a sustentabilidade, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e na igualdade de gênero. Estratégias para promover a igualdade entre homens e mulheres foram apresentadas.
O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital" culminou com a criação colaborativa de um decálogo com ações a serem implementadas até o próximo encontro. O evento foi encerrado com a participação de representantes de diversos países e organizações internacionais, ressaltando a importância da cooperação regional e internacional para o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital na América Latina.
Políticas Públicas
INCLUSÃO DIGITAL
Inclusão Digital como Política Pública: Brasil e América do Sul em perspectiva
https://irisbh.com.br/publicacoes/inclusao-digital-como-politica-publica-brasil-e-america-do-sul-em-perspectiva/#:~:text=O%20livro%20%E2%80%9CInclus%C3%A3o%20Digital%20como,%2C%20Chile%2C%20Uruguai%20e%20Argentina.
Becas TIC: Este programa, criado em 2010, possui como objetivo promover a inclusão digital e oferecer oportunidades de formação em tecnologia da informação e comunicação para estudantes e profissionais, especialmente para aqueles de baixa renda. As bolsas proporcionam acesso a cursos e treinamento em áreas relacionadas com as TIC’s, com o objetivo de melhorar as competências digitais e aumentar as oportunidades de emprego na área de tecnologia (https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/10502-beca-de-acceso-a-tecnologia-informacion-y-comunicacion-tic).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Desenvolvimento (Imagem verde)
Conectividad para la Educación: Lançado em 2014. Este programa tem o objetivo de melhorar a infraestrutura tecnológica das escolas, fornecendo acesso à internet e equipamentos digitais para promover a inclusão digital e melhorar a qualidade da educação. O foco é garantir que todas as instituições educacionais tenham as ferramentas necessárias para integrar as tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem (https://www.ayudamineduc.cl/ficha/conectividad-para-la-educacion).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Acesso à Internet (Imagem verde)
Bibliotecas Públicas Digitais: Este projeto teve sua idealização em 2014, visa modernizar as bibliotecas públicas do país, proporcionando acesso a recursos digitais e tecnológicos, como e-books, bases de dados online e plataformas digitais de aprendizado. O objetivo é promover a inclusão digital, expandir o acesso à informação e melhorar a oferta de serviços das bibliotecas públicas para apoiar a educação e a cultura na comunidade (https://www.bibliotecaspublicas.gob.cl/biblioteca-publica-digital).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Acesso à Informação (Imagem verde)
Zona WiFi ChileGob: Este programa, criado em 2014, tem como objetivo proporcionar acesso gratuito à internet em locais públicos em todo o país, como praças, parques e centros comunitários. O objetivo é promover a inclusão digital e facilitar o acesso à internet para todos os cidadãos, contribuindo para a conectividade e o desenvolvimento digital no Chile (https://www.wifigob.cl/).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Conectividade; inclusão digital; Chile (Imagem verde)
Centro de Innovación del Ministerio de Educación: Este centro foi criado em 2014 para promover a inovação no setor educacional, desenvolvendo e implementando novas metodologias, tecnologias e práticas pedagógicas para melhorar a qualidade da educação no país. O objetivo é apoiar a transformação digital das escolas e promover a adoção de práticas inovadoras que beneficiem alunos e educadores (https://www.innovacion.mineduc.cl/inicio).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Transformação Digital Escolar (Imagem verde)
POLÍTICAS PÚBLICAS
Registro Social de Hogares (RSH): é uma ferramenta utilizada para selecionar beneficiários de programas governamentais, unificam os dados administrativos de órgãos públicos e é gerenciada pelo Ministério de Desenvolvimento Social chileno (https://registrosocial.gob.cl/).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Programas Governamentais; Desenvolvimento (Imagem verde)
Chile Crece Contigo: é uma iniciativa do governo chileno, lançada em 2007, como parte da política de proteção social. O programa é uma abordagem intersetorial destinada a garantir o desenvolvimento integral de crianças desde a gestação até os 9 anos de idade, com um foco especial nos primeiros mil dias de vida, que são cruciais para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças (https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/2161-chile-crece-mas-ex-chile-crece-contigo).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Abordagem Intersetorial; Chile (Imagem azul
Programa de Alimentación Escolar (PAE): é uma iniciativa governamental em vários países da América Latina, lançado no Chile em 1964, cujo objetivo é garantir a segurança alimentar e nutricional de estudantes matriculados na educação básica pública. Este programa visa melhorar a nutrição dos alunos, contribuindo para seu desempenho acadêmico e desenvolvimento integral. É administrado pela Junta Nacional de Auxilio Escolar y Becas (JUNAEB), que é responsável por coordenar e supervisionar a implementação do programa em todo o país (https://www.ayudamineduc.cl/ficha/programa-de-alimentacion-escolar-pae).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Segurança alimentar; Desenvolvimento (Imagem azul)
Subsidio Único Familiar (SUF): é um benefício social no Chile destinado a apoiar economicamente famílias de baixa renda. Criado em 1981, administrado pelo governo chileno, o SUF visa melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis, ajudando a garantir o bem-estar das crianças e outros membros dependentes (https://www.reddeproteccion.cl/fichas/subsidio_familiar_suf).
Palavras-chave: Políticas públicas; Benefício Social; Subsídio (Imagem azul)
Bono Marzo: foi instituído no Chile em 2008. Este é um benefício anual e foi criado para apoiar financeiramente as famílias de baixa renda no início do ano, ajudando a aliviar as despesas e a melhorar suas condições econômicas. O programa faz parte das políticas de proteção social do país para fortalecer a rede de segurança social e reduzir a pobreza (https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/38913-aporte-familiar-permanente-ex-bono-marzo).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Política de Proteção Social; Chile (Imagem azul)
Programa de Formación en el Puesto de Trabajo: Lançado em 2008, este programa tem por objetivo de oferecer formação e treinamento profissional aos trabalhadores em suas próprias empresas, com o intuito de melhorar suas habilidades e competências, além de aumentar a produtividade e a competitividade das empresas. É uma iniciativa do Serviço Nacional de Capacitação e Emprego (SENCE), que busca apoiar o desenvolvimento profissional contínuo no mercado de trabalho chileno (https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/5087-programa-formacion-en-el-puesto-de-trabajo-linea-aprendices).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Treinamento Profissional; Desenvolvimento Profissional (Imagem azul)
Ley de Inclusión Escolar: Esta legislação foi criada em 2015, com o objetivo de promover a inclusão de todos os alunos nas escolas regulares, independentemente de suas condições socioeconômicas, necessidades educacionais especiais ou deficiências. A lei estabelece diretrizes para garantir o acesso e a equidade no sistema educacional, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e a eliminação de discriminações nas escolas (https://www.comunidadescolar.cl/ley-de-inclusion-escolar-2/).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Inclusão Escolar; Chile (Imagem azul)
Programa de Vivienda y Urbanización: Foi lançado em 1964, com o objetivo de promover o acesso à habitação digna e melhorar as condições urbanas das comunidades, com foco em oferecer soluções habitacionais e infraestrutura urbana para famílias de baixa renda. O programa é coordenado pelo Ministério da Habitação e Urbanismo e busca promover o desenvolvimento urbano sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais (https://www.minvu.gob.cl/).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Desenvolvimento Urbano; Chile (Imagem azul)
Estrategia Nacional de Energía 2050: Este plano estabelece a visão de longo prazo para o setor de energia do país, lançado em 2014, com o objetivo de garantir um fornecimento energético sustentável, eficiente e acessível até o ano de 2050. A estratégia foca na diversificação da matriz energética, na promoção de fontes de energia renováveis, e na redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se com os compromissos internacionais do Chile em relação às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável (https://www.energia.gob.cl/sites/default/files/energia_2050_-_politica_energetica_de_chile.pdf).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Setor de Energia; Desenvolvimento Sustentável (Imagem azul)
Sistema de Pensiones Solidarias: Este sistema foi criado em 2008, visando fornecer pensões básicas e adicionais para pessoas de baixa renda que não têm acesso a um sistema de aposentadoria suficiente, garantindo uma rede de proteção social para idosos e pessoas com deficiência. O programa visa complementar a aposentadoria de quem possui baixos rendimentos e melhorar a segurança econômica dos beneficiários (https://www.ips.gob.cl/fichas?category=28).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Proteção Social; Pensão Solidária (Imagem azul)
Red de Protección Social: A iniciativa, foi criada em 2012, para integrar e coordenar diversos programas e benefícios sociais, visando fornecer uma rede de proteção mais eficiente e abrangente para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica e social. A rede busca consolidar a assistência social e melhorar o acesso aos serviços essenciais, como saúde, educação e apoio financeiro (https://www.reddeproteccion.cl/).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Proteção Social; Benefícios Sociais (Imagem azul
POLÍTICAS PÚBLICAS DIGITAIS
Política Nacional de Inteligência Artificial (IA): Lançada em outubro de 2021, esta política visa promover o desenvolvimento e uso responsável da IA no Chile. A política é baseada em três pilares: desenvolvimento de fatores habilitadores, uso e desenvolvimento da tecnologia IA, e aspectos éticos e de segurança. Inclui um plano de ação com 70 medidas prioritárias e 185 iniciativas, com um investimento público de US$ 26 bilhões (Gobierno de Chile) (Chambers Practice Guides).
Palavras-chave: Política Pública; Inteligência Artificial; Desenvolvimento (Imagem azul)
Lei de Cibersegurança e Infraestrutura Crítica de Informação: Aprovada em dezembro de 2023, esta lei começará a ser implementada em 2024. A lei é inspirada nas diretrizes da União Europeia sobre segurança de redes e informações e visa criar uma Agência Nacional de Cibersegurança e uma Equipe Nacional de Resposta a Incidentes de Segurança Computacional (CSIRT). Estabelece obrigações específicas para operadores de serviços essenciais e cria um esquema de certificação para planos de continuidade operacional e cibersegurança (Chambers Practice Guides).
Palavras-chave: Política Pública; Cibersegurança; Desenvolvimento (Imagem azul)
Lei de Fintech: Promulgada para promover a inclusão financeira através da inovação e tecnologia na prestação de serviços financeiros. A lei cria um sistema financeiro aberto e estabelece novos padrões de segurança cibernética e proteção de dados pessoais para instituições financeiras participantes (Chambers Practice Guides).
Palavras-chave: Política Pública; Cibersegurança; Proteção de Dados (Imagem azul)
Política Nacional de Cibersegurança 2023-2028: Substituindo a política anterior, esta nova política define a abordagem do Estado em relação à cibersegurança até 2028, promovendo a indústria local de cibersegurança e estabelecendo novas normas e protocolos para a proteção de infraestruturas críticas (Chambers Practice Guides).
Palavras-chave: Política Pública; Cibersegurança; Desenvolvimento (Imagem azul)
POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL
Plano Chile Digital 2035: Este plano, apresentado em 2022, é uma estratégia de longo prazo focada em reduzir a desigualdade digital e orientar a transformação digital do país. Os principais objetivos incluem promover os direitos digitais, desenvolver infraestruturas digitais, garantir a cibersegurança e digitalizar os serviços públicos. A meta é digitalizar 95% dos serviços públicos até 2025 e alcançar 100% até 2035 (Trade.gov) (Infraestructura Digital).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Desenvolvimento (Imagem verde)
Penetração da Internet e Conectividade: O Chile já possui a maior penetração de internet da América Latina, com 91% da população conectada. A expansão da tecnologia 5G está em andamento, com o objetivo de aumentar a conectividade de alta velocidade e reduzir os custos de interconexão industrial, integrando a tecnologia sem fio no setor produtivo do país (Trade.gov) (World Economic Forum).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Conectividade; inclusão digital; Chile (Imagem verde)
Programas de Inclusão Digital: Diversos programas foram implementados para aumentar a acessibilidade digital, especialmente em áreas rurais e desfavorecidas. Projetos de infraestrutura, como a construção de comunidades digitais em áreas remotas, foram estabelecidos para fornecer educação e serviços digitais básicos, aproveitando as conexões de banda larga e eletricidade disponíveis (World Economic Forum).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Desenvolvimento (Imagem verde)
Desenvolvimento de Capacidades e Treinamento: Uma das grandes preocupações tem sido a falta de profissionais especializados em TI. Programas de treinamento e capacitação foram intensificados para reduzir o déficit de profissionais no setor de tecnologia da informação, essencial para sustentar o crescimento da economia digital no Chile (Trade.gov).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Treinamento Profissional; Desenvolvimento Profissional (Imagem azul)
PROGRAMAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (ANID): Criada em 2020, a ANID substituiu a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) e consolidou várias funções relacionadas à pesquisa e desenvolvimento no Chile. É uma agência estatal que administra e executa bolsas, programas e concursos de pós-graduação, cujo objetivo é promover, incentivar e desenvolver a pesquisa no Chile, em todas as áreas do conhecimento, desenvolvimento tecnológico e inovação de base científico-tecnológica de acordo com as políticas definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação. (https://anid.cl/).
Palavras-chave: Parceria Digital; Desenvolvimento tecnológico; Chile (Imagem amarela)
Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (FONDECYT): Criado em 1981, o Fondecyt, tem como objetivo estimular e promover o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica básica, sendo o principal fundo desse tipo no país (https://www.conicyt.cl/fondecyt/sobre-fondecyt/que-es-fondecyt/).
Palavras-chave: Parceria Digital; Desenvolvimento da Pesquisa Científica; Chile (Imagem amarela)
Fondo de Fomento al Desarrollo Científico y Tecnológico (FONDEF): Criado em 1991. O FONDEF apoia projetos que interligam pesquisas acadêmicas com as necessidades do setor produtivo. Tem como objetivo contribuir para aumentar a competitividade da economia nacional e melhorar a qualidade de vida dos chilenos, promovendo vínculos entre instituições de pesquisa, empresas e outras entidades na realização de projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico de interesse do setor produtivo ou orientados ao interesse público. (https://www.conicyt.cl/fondef/sobre-fondef/que-es-fondef/).
Palavras-chave: Parceria Digital; Desenvolvimento tecnológico; Chile (Imagem amarela)
Fondo Nacional de Investigación y Desarrollo en Salud (FONIS): Criado em 2001, o FONIS financia pesquisas em saúde pública e clínica. Esta iniciativa, promovida pela ANID e pelo Minsal, procura gerar conhecimento aplicado para melhorar a saúde da população do Chile, através do financiamento de pesquisas científicas (https://anid.cl/investigacion-aplicada-e-innovacion/investigacion-y-desarrollo-en-salud-fonis/).
Palavras-chave: Parceria Digital; Desenvolvimento da Pesquisa Científica; Saúde Pública (Imagem amarela)
Programa Explora: Criado pela Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONICYT) em 1995, o Programa Explora busca contribuir para a criação de uma cultura científica e tecnológica na população, promovendo o raciocínio crítico, reflexivo e a compreensão do meio ambiente nos cidadãos, fortalecendo o desenvolvimento integral das pessoas através do interesse e do pensamento científico (https://www.conicyt.cl/explora/).
Palavras-chave: Parceria Digital; Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Chile (Imagem amarela)
Instituto Nacional de Propiedad Industrial (INAPI): Criado em 2000. O INAPI é o órgão responsável pela administração e cuidado dos serviços de propriedade industrial no Chile. Compete-lhe ainda promover a proteção conferida pela propriedade industrial e divulgar o património tecnológico e a informação de que dispõe. Contribui para a estratégia de inovação promovida pelo Governo do Chile, gerando sistemas eficientes de uso e proteção dos direitos de propriedade industrial, promovendo a inovação, o empreendedorismo e a transferência de conhecimento para a comunidade. (https://www.inapi.cl/).
Palavras-chave: Parceria Digital; Desenvolvimento tecnológico; Proteção dos Direitos de Propriedade Industrial (Imagem amarela)
PROGRAMAS INCLUSÃO DIGITAL
Becas TIC: Este programa, criado em 2010, possui como objetivo promover a inclusão digital e oferecer oportunidades de formação em tecnologia da informação e comunicação para estudantes e profissionais, especialmente para aqueles de baixa renda. As bolsas proporcionam acesso a cursos e treinamento em áreas relacionadas com as TIC’s, com o objetivo de melhorar as competências digitais e aumentar as oportunidades de emprego na área de tecnologia (https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/10502-beca-de-acceso-a-tecnologia-informacion-y-comunicacion-tic).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Desenvolvimento (Imagem verde)
Conectividad para la Educación: Lançado em 2014. Este programa tem o objetivo de melhorar a infraestrutura tecnológica das escolas, fornecendo acesso à internet e equipamentos digitais para promover a inclusão digital e melhorar a qualidade da educação. O foco é garantir que todas as instituições educacionais tenham as ferramentas necessárias para integrar as tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem (https://www.ayudamineduc.cl/ficha/conectividad-para-la-educacion).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Acesso à Internet (Imagem verde)
Bibliotecas Públicas Digitais: Este projeto teve sua idealização em 2014, visa modernizar as bibliotecas públicas do país, proporcionando acesso a recursos digitais e tecnológicos, como e-books, bases de dados online e plataformas digitais de aprendizado. O objetivo é promover a inclusão digital, expandir o acesso à informação e melhorar a oferta de serviços das bibliotecas públicas para apoiar a educação e a cultura na comunidade (https://www.bibliotecaspublicas.gob.cl/biblioteca-publica-digital).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Acesso à Informação (Imagem verde)
Zona WiFi ChileGob: Este programa, criado em 2014, tem como objetivo proporcionar acesso gratuito à internet em locais públicos em todo o país, como praças, parques e centros comunitários. O objetivo é promover a inclusão digital e facilitar o acesso à internet para todos os cidadãos, contribuindo para a conectividade e o desenvolvimento digital no Chile (https://www.wifigob.cl/).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Conectividade; inclusão digital; Chile (Imagem verde)
Centro de Innovación del Ministerio de Educación: Este centro foi criado em 2014 para promover a inovação no setor educacional, desenvolvendo e implementando novas metodologias, tecnologias e práticas pedagógicas para melhorar a qualidade da educação no país. O objetivo é apoiar a transformação digital das escolas e promover a adoção de práticas inovadoras que beneficiem alunos e educadores (https://www.innovacion.mineduc.cl/inicio).
Palavras-chave: Iniciativa Digital; Inclusão Digital; Transformação Digital Escolar (Imagem verde)
REVISTAS
Revista Estudios e Políticas Públicas (REPP): Teve início em 2015, na Universidad de Chile, é uma revista multidisciplinar e de acesso aberto, cujo propósito é contribuir e disseminar as pesquisas sobre políticas públicas latinoamericanas e sua gestão (https://revistaestudiospoliticaspublicas.uchile.cl/).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Revista Científica; Chile (Imagem azul)
Repositório de Publicações e Documentos
Serviços de Informação
Contatos
- em atualização
Contato
odis@ibict.br