BRASIL
O Brasil é um Estado democrático de direito, que se organiza como uma república federativa presidencialista. Somos um país de grande diversidade, contrastes acentuados, e muitos desafios. Somos também um centro de desenvolvimento em várias áreas, como a excelência acadêmica, inovação científica, arrojado empreendedorismo, modelo universal de saúde, cidades inteligentes e soluções sustentáveis – além, claro, de nossas tradicionais contribuições à economia global através da agricultura, pecuária e produção cultural.
Nosso capital humano advém de um encontro de culturas, o que reforça nossa diversidade. 54% de nossa população se reconhece como negra. 51% é feita de mulheres. Mais de 305 comunidades indígenas vivem em nosso país. Esses grupos são ainda pouco representados politicamente, mas caminhamos na direção de superar o legado de nosso passado colonial, com o forte propósito de vencer a injustiça social e oferecer a cidadania plena a todos sem distinção.
Participação nos Seminários
Novas tecnologias, novos comportamentos
Subtemas
- Universalização e massificação dos serviços de telecomunicações.
5G, 6G, banda larga - Marco Legal
- Inovação Cientifica
- Inteligência artificial, Internet das Coisas
- Realidade virtual, realidade aumentada, imersão de áudio
1º Seminário Latino-americano de Inclusão Digital, se deu com a presença do Secretário de políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) Senhor João Brandt.
O Brasil vem priorizado, sob o ponto de vista da comunicação, três temas: no primeiro, “novos comportamentos e novas tecnologias, têm-se o destaque para a questão da desinformação, no combate as ‘noticias falsas’, ou fake news.
Um grande esforço está sendo realizado no sentido de mitigar estas publicações enviadas a centenas de milhares de internautas por chatbots com mensagens falaciosas com o sentido de distorcer
Participantes
- Antonio Alonso -Brasil
- André Barbosa - Brasil
- Cecília Leite Oliveira - Brasil
- João Brant - Brasil
- Luiz Fernando Castelo Branco Rebello Horta - Brasil
- Luís Vitagliano - Brasil
- Ricardo Padilha-Brasil
- Rossana Moura - Brasil
- Tiago Emmanuel Nunes Braga - Brasil
Apropriação digital. Emancipação de populações em situação de vulnerabilidade
Subtemas
- Programas de alfabetização e apropriação digital
- Programas de conexão e acesso para grupos em vulnerabilidade
- Programas e práticas de inclusão digital para grupos em vulnerabilidade, incluindo mulheres, juventude, pessoas com 60 anos ou +, pessoas negras, pessoas indígenas, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência
Participantes
- Ana Estela Haddad - Brasil
- André Barbosa - Brasil
- Cecília Leite Oliveira - Brasil
- David Baião Nemer- Brasil
- Fernando Horta - Brasil
- Kerlla de Souza Luz - Brasil
- Marcel Garcia de Souza Brasil
- Rossana Moura - Brasil
- Tamires Sampaio - Brasil
Desenvolvimento industrial e sustentabilidade ambiental e social
Subtemas
- Semicondutores
- Indústria 4.0
- Parques tecnológicos
- Economia digital
- Software livre
- Conectividade
- Políticas de desenvolvimento nacional
- Investimentos em pesquisa
Participantes
- André Barbosa - Brasil
- Cecília Leite Oliveira - Brasil
- Cristina Shimoda Uechi - Brasil
- Fernando Horta - Brasil
- Kerlla de Souza Luz - Brasil
- Miguel Angelo Laporta Nicolelis - Brasil
- Rossana Moura - Brasil
- Tamires Sampaio - Brasil
- Tiago Emmanuel Nunes Braga - Brasil
Subtemas
em atualização
O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital", realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2024, na Cidade do México, reuniu representantes de diversos países da América Latina, Caribe e Europa, além de instituições internacionais e privadas. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes do México, teve como objetivo discutir os desafios e oportunidades para um desenvolvimento integrado e sustentável, focando em inclusão digital e inovação.
A abertura contou com a participação de autoridades mexicanas e brasileiras, que destacaram a importância do Observatório de Desenvolvimento Integrado Sustentável (ODIS) como plataforma para promover políticas públicas sustentáveis e a inclusão digital. Foram abordados seis eixos temáticos: Inclusão Digital, Rede Infocomunicacional, Humanidades Digitais, Empreendimento e Cooperação, Capacitação, Integração e Inovação, e Informação para a Sustentabilidade.
No eixo de Inclusão Digital, foram apresentados projetos como o "Aldeas Inteligentes" do México, que visa conectar áreas rurais à internet para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Discussões sobre as brechas digitais e a importância da capacitação também foram abordadas.
O segundo eixo focou na criação de uma Rede Infocomunicacional dentro do observatório para facilitar a comunicação e troca de informações entre os participantes. Houve apresentações sobre tecnologias que serão incorporadas ao observatório, como redes sociais e repositórios digitais.
No eixo de Humanidades Digitais, destacou-se a importância de registrar e compartilhar a produção cultural dos países participantes, com ênfase na criação de repositórios culturais e artísticos.
No quarto eixo, sobre Empreendimento e Cooperação, foram discutidas iniciativas para promover o empreendedorismo e a internacionalização de pequenos e médios empreendedores na América Latina. A cooperação entre México e Brasil foi abordada, destacando-se planos de colaboração em diversas áreas, incluindo tecnologia e inovação.
O quinto eixo abordou programas de capacitação em ciência, tecnologia e inovação, além da participação da indústria no desenvolvimento tecnológico da região. A importância da inclusão digital e a evolução da indústria satelital foram discutidas.
O sexto eixo tratou da informação para a sustentabilidade, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e na igualdade de gênero. Estratégias para promover a igualdade entre homens e mulheres foram apresentadas.
O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital" culminou com a criação colaborativa de um decálogo com ações a serem implementadas até o próximo encontro. O evento foi encerrado com a participação de representantes de diversos países e organizações internacionais, ressaltando a importância da cooperação regional e internacional para o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital na América Latina.
Políticas Públicas
Acordo com Japão para cooperação em agricultura digital
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), assinaram os documentos base do projeto “Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro”
#Conectividade
#Políticas de desenvolvimento nacional #Cooperação
Biblioteca Digital do Mapa
A Biblioteca Digital é um espaço para consulta e compartilhamento de informações públicas produzidas não só no âmbito do Mapa, mas também aquelas produzidas em parcerias e convênios resultantes de estudos e conclusões de cursos em formato digital.
#Iniciativa digital #Transição digital #Conectividade
Brasil Mais Produtivo
Anuncia a ampliação do Brasil Mais Produtivo (B+P) e cita temas com a transformação digital nas industrias.
#Políticas de desenvolvimento nacional #Desenvovimento digital
Brasil – governo digital
O Governo Federal tem dispensado maior atenção para a transformação digital no Brasil com o programa Governo Digital. Atualmente o país ocupa o 2º lugar no ranking do Banco Mundial que avalia a maturidade em governo digital de 198 países. Com 140 milhões de usuários, o que equivale a 80% da população brasileira acima de 18 anos, a plataforma gov.br foi destaque na avaliação e dá acesso a documentos digitais como carteira de trabalho, de vacinação e de trânsito, até assinatura digital em documentos.
#Governo Digital
#Inclusão digital
Carta Brasileira para Cidades Inteligentes
A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da SMDRU/MDR onde estão expressos o conceito de “cidades inteligentes” para o Brasil e uma agenda para a transformação digital das cidades brasileiras na perspectiva do desenvolvimento urbano sustentável.
#Iniciativa digital #Transformação digital #Desenvolvimento
Capacitação digital de civis e militares
O Programa Caminho Digital tem o objetivo de centralizar e promover as iniciativas de qualificação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a Economia 4.0. Pelo programa, mais de 5 milhões de brasileiros serão capacitados.
#Políticas de desenvolvimento nacional #Investimentos em pesquisa #Desenvolvimento digital
Capacitação de jovens em TICs
A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad) do MCTI estabeleceu uma agenda com o objetivo de aumentar de forma significativa a capacitação de profissionais em tecnologia.
#Políticas de desenvolvimento nacional #Investimentos em pesquisa
Cidade Digital
Cidade Digital é um termo que passou a ser propagado, a princípio, por pequenos municípios que implantaram, com recursos próprios, sistemas para distribuição gratuita do sinal da internet. Neste sentido, alguns gestores públicos elaboraram projetos para submeter às câmaras de vereadores, requerendo autorização legislativa visando transformar os municípios, por meio de lei, no que chamaram de Cidades Digitais.
#Ação de 3° setor #cidade digital
#municípios brasileiros #MCID
CITinova
O projeto CITinova é uma iniciativa focada em promover mais sustentabilidade nas cidades brasileiras, disponibilizando o que há de mais avançado em conteúdo, soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas para a promoção de gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável. Criado em 2018 e executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), um dos principais objetivos do CITinova é reunir e disponibilizar publicamente dados, metodologias e ferramentas que possam apoiar gestores públicos de todo o país.
#Desenvolvimento digital
#Incentivo à pesquisa
Diretrizes da nova política industrial do país
Fala sobre as diretrizes para política industrial no país incluindo a transformação digital da indústria para ampliar a produtividade
#Políticas de desenvolvimento nacional #Desenvolvimento digital
Escolas conectadas
Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do Governo Federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos presentes nas escolas. Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional vai:
#Desenvolvimento digital #Conectividade #MEC
E-Digital
A Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) 2022-2026 apresenta um renovado diagnóstico sobre os desafios a serem enfrentados para a transformação digital do País. Além disso, traz novas ações a serem implementadas nos próximos quatro anos, com o objetivo de harmonizar as iniciativas do Poder Executivo Federal ligadas ao ambiente digital e aproveitar o potencial das tecnologias digitais para promover o desenvolvimento econômico e social sustentável e inclusivo, com inovação, aumento de competitividade, de produtividade e dos níveis de emprego e renda.
#Conectividade
#Programas de conexão e acesso
Guia de gestão da inovação para transformação digital
A CNI e o MCTI lançaram um Guia de Referência para Gestão da Inovação com foco em Transformação Digital, em colaboração com o CNPq. O guia visa ajudar empresas a integrar a tecnologia em suas estratégias de negócios e promover a transformação digital, visando maior eficiência e competitividade.
#Transformação digital #Conectividade
Inclusão digital como inovação para combater o déficit de leitura
Projeto teve como propósito combater o deficit de leitura, produção e sistematização de componentes curriculares. As principais potencialidades desenvolvidas visaram “ressignificar” os componentes curriculares, adaptando-os para o meio social dos alunos, todos eles vindos de comunidades da zona rural com limitações de conexão com a internet.
#Iniciativa digital #Inclusão digital
Inovação Agrodigital
Com o objetivo de dar suporte a programas, políticas públicas e projetos iniciados, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária, foi criada através da portaria n° 540, de 25 de outubro de 2022, a Câmara Temática de Inovação Agrodigital. Proposição de subsídios a fim de agregar o desenvolvimento de políticas públicas agropecuárias na transformação digital.
#Parceria digital #Transição Digital
#Políticas de desenvolvimento nacional #Desenvolvimento Digital
Mapa de Governo Digital
O Mapa de Governo Digital é uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que apresenta indicadores sobre o uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) no setor público.
#Desenvolvimento digital
Mudanças normativas para ambiente digital no Brasil
A regulação do ambiente digital para garantir os direitos fundamentais no Brasil ganhou atenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que criou uma nova estrutura na pasta para tratar do assunto. A coordenadora, Estela Aranha, que é advogada, especialista em regulação e direito digital, está debruçada sobre o tema.
#Parceria digital #Desenvolvimento Digital
Painel Orçamento em Números
Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO) lançou o painel interativo Orçamento em Números. O painel oferece uma visão panorâmica e sintética dos principais números do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 – PLOA 2024.
#Iniciativa digital Impostos
#Gestão Pública
Programa Digitaliza Brasil
Digitalização de todos os municípios brasileiros com operação de televisão analógica até dezembro de 2023. Distribuição de conversores de televisão digital a todas as famílias de baixa renda sem acesso ao sinal de televisão digital, em localidades com o sinal analógico ainda a ser desligado.
#Televisão digital # MCom
Parceria digital entre MJSP e Google
O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, reuniu-se com o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, para discutir temas relacionados ao enfrentamento à pedofilia, segurança nas escolas e a regulação das plataformas digitais. Os representantes discutiram a importância da colaboração entre as entidades para promover avanços nas áreas.
#Parceria digital #Conectividade
Programa Brasil Mais
Com a finalidade de aumentar a eficiência dessas empresas, e ampliar a produtividade e a competitividade do País, o Governo Federal lançou o programa Brasil Mais
#Parceria digital #Inclusao digital #Conectividade
Programa Wi-Fi Brasil
O Programa de Governo Eletrônico — Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), criado pela Portaria MC nº 256, de 13 de março de 2002, é gerido pelo Ministério das Comunicações (MCom) e oferece o acesso a serviços de conexão à internet, com o objetivo de promover a inclusão digital e social, bem como para incentivar ações de governo eletrônico para a população.
#Programa de Governo Eletrônico
#Inclusão digital
Projeto Meta II
A consultoria a ser contratada terá que desempenhar um papel fundamental na concepção de soluções tecnológicas avançadas para impulsionar a transformação digital e melhorar os serviços prestados pela agência. Isso incluirá o emprego de estratégias e técnicas de inovação, mapeamento e aprimoramento dos processos e concepção, arquitetura e planejamento de novas soluções tecnológicas.
#Parceria digital #Industria 4.0
#Políticas de desenvolvimento nacional
Selo Digital
O projeto visa colocar em transparência a restituição da carga tributária paga ao cidadão.
#Parceria digital #Economia digital
Seminário Transformação Digital Brasil – União Europeia
No Seminário Transformação Digital Brasil – União Europeia, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, enfatizou a importância de preparar jovens para a Era Digital por meio de parcerias. A vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, discutiu possíveis cooperações, como reconhecimento mútuo de assinaturas digitais e privacidade de dados. Cibersegurança, infraestrutura e inclusão digital também foram tópicos debatidos por representantes do governo brasileiro e da Anatel.
#Parceria digital #Transformação Digital #Conectividade
Transformação digital de cidades com mais de 300 mil habitantes
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vai apoiar a transformação digital dos municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes que integram a Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR).
#Iniciativa digital #Transformação digital
Repositório de Publicações e Documentos
Memória dos Seminários Latino Americanos de Políticas Públicas para Inclusão Digital - 2023
Organização:
Ibict-MCTI
ABC-MRE
Instituto Lula
Países que participaram:
Argentina, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Peru, Panamá e Uruguai.
Serviços de Informação
O Projeto de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é uma iniciativa criada para fomentar o desenvolvimento da metodologia de ACV no Brasil, através de uma infraestrutura de informação que atenda indústria, academia e a sociedade em geral.
Brasil
Projeto Amazônia Legal sem resíduo: gestão de resíduos sólidos. Projeto que propôs subsídios teóricos que possibilitarão ações mais orientadas e eficientes para minimizar a geração dos resíduos e para identificar as melhores soluções tecnológicas para a destinação final ambientalmente adequada.
Ecossistema de Informação da Pesquisa Científica Brasileira, BrCris, é uma plataforma agregadora que permite recuperar, certificar e visualizar dados e informações relativas aos diversos atores que atuam na pesquisa científica do contexto brasileiro
Brasil
Sistema para avaliação de produtos sustentáveis. O Lavoisier permite a realização de conversões direta e indiretas entre as centenas de variáveis consideradas em um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida.
Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida de Produtos Brasileiros - SICV Brasil. O Banco é um serviço gratuito do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict/MCTI.
VISÃO: Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações proposto pelo Ibict, permite o uso interativo de dados abertos de forma livre e gratuita.
Contatos
- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) -
diretoria@ibict.br - Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
- Instituto Lula
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - https://www.gov.br/mcti/pt-br
- Ministério das Relações Exteriores (MRE)
André Barbosa Fº Pesquisador e professor, Brasil abfsonido@gmail.com |
|
Cecília Leite Coordenadora-Geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade, Ibict Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) cecilia@ibict.br |
|
Diego Macêdo Tecnologista e Pesquisador, Brasil Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) diegomacedo@ibict.br |
|
Fernando Horta Pesquisador, Instituto Lula e Ibict Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
|
Larissa Alves Pesquisadora, Brasil Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) larissaalves@ibict.br |
|
Nathaly Leite Pesquisadora, Brasil Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) nathalyrocha@ibict.br |
|
Tiago Braga Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) tiagobraga@ibict.br |
|
Wal Moraes |
Contato
odis@ibict.br