ARGENTINA

A Argentina é uma república federativa presidencialista localizada no extremo sul da América do Sul que se destaca por sua rica diversidade cultural e geográfica. Com uma população que abrange uma mistura de descendentes europeus, indígenas e africanos, o país possui uma cena artística e cultural vibrante. Suas contribuições para o mundo incluem renomados artistas, escritores e atletas. Apesar dos desafios econômicos enfrentados ao longo dos anos, a Argentina busca inovação e políticas inclusivas para promover o desenvolvimento e a igualdade social. A nação sul-americana também é famosa por sua paixão pelo futebol e por suas vastas paisagens, que variam desde as majestosas montanhas dos Andes até as vastas planícies da Pampa.

Participação nos Seminários

Novas tecnologias, novos comportamentos

O representante da Argentina tratou da intervenção dos órgãos governamentais sobre a população no mundo digital. Ele explicou que as iniciativas são realizadas das seguintes formas: com entrega de dispositivos, desenvolvimento de acessos por meio de telecentros ou capacitações da população no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).

Esse projeto de capacitação é realizado por meio do Plano Nacional de Inclusão Digital da Argentina, política liderada pelo Ministério de Modernização com o apoio das Carteiras de Desenvolvimento Social e Educação. Na metade de 2018, esse plano já havia alcançado os primeiros 100 mil cidadãos capacitados.


Participantes

  • Fernando Mouron

Apropriação digital. Emancipação de populações em situação de vulnerabilidade

As representantes da Argentina mencionaram o Programa Punto Digital, que oferece acesso digital gratuito em locais de menor possibilidade de acesso. A oferta de serviços é organizada em três módulos básicos: educação, audiovisual e cultura, e entretenimento. Esse programa visa diminuir a desigualdade de acesso na Argentina, onde 90% das áreas urbanas têm acesso, e apenas 64% das regiões rurais. Tais ações compôem um Plano Federal das Capacitações voltado à inserção digital soberana e significativa dos interesses regionais.

Participantes

  • Fernanda López Franz
  • Maria del Pilar Araneta

Desenvolvimento industrial e sustentabilidade ambiental e social

Os representantes da Argentina falaram do Plan Nacional de Ciência, Tecnología e Innovación 2030 (PNCTI)25, o instrumento que define, organiza e comunica o conjunto de políticas, estratégias e instrumentos para todos os atores e agentes públicos e privados que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Disseram que o plano assume uma modalidade de construção progressiva e de base empírica, apoiada em intervenções viáveis e exequíveis, tanto do ponto de vista político e institucional como econômico e técnico, através das Agendas CTI.

Um instrumento que não permanece estático nem fechado, mas, pelo contrário, se caracteriza por ser flexível, aperfeiçoável e aberto a novas vozes e à pluralidade, contribuindo para a construção de uma política, envolvendo um processo contínuo de construção iterativa, onde as agendas determinam modos específicos de intervenção que, por sua vez, são determinados pela sua trajetória evolutiva, pelas conquistas e mudanças incrementais. Os representantes continuaram, dizendo que esses processos de co-determinação devem ser acompanhados de capacidades renovadas (revistas) de planeamento estratégico, monitorização e avaliação, que permitam a sua atualização e melhoria periódica.

Participantes

  • Gonzalo Valenci
  • Maria del Pilar Araneta

em atualização

O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital", realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2024, na Cidade do México, reuniu representantes de diversos países da América Latina, Caribe e Europa, além de instituições internacionais e privadas. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes do México, teve como objetivo discutir os desafios e oportunidades para um desenvolvimento integrado e sustentável, focando em inclusão digital e inovação.

A abertura contou com a participação de autoridades mexicanas e brasileiras, que destacaram a importância do Observatório de Desenvolvimento Integrado Sustentável (ODIS) como plataforma para promover políticas públicas sustentáveis e a inclusão digital. Foram abordados seis eixos temáticos: Inclusão Digital, Rede Infocomunicacional, Humanidades Digitais, Empreendimento e Cooperação, Capacitação, Integração e Inovação, e Informação para a Sustentabilidade.

No eixo de Inclusão Digital, foram apresentados projetos como o "Aldeas Inteligentes" do México, que visa conectar áreas rurais à internet para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Discussões sobre as brechas digitais e a importância da capacitação também foram abordadas.

O segundo eixo focou na criação de uma Rede Infocomunicacional dentro do observatório para facilitar a comunicação e troca de informações entre os participantes. Houve apresentações sobre tecnologias que serão incorporadas ao observatório, como redes sociais e repositórios digitais.

No eixo de Humanidades Digitais, destacou-se a importância de registrar e compartilhar a produção cultural dos países participantes, com ênfase na criação de repositórios culturais e artísticos.

No quarto eixo, sobre Empreendimento e Cooperação, foram discutidas iniciativas para promover o empreendedorismo e a internacionalização de pequenos e médios empreendedores na América Latina. A cooperação entre México e Brasil foi abordada, destacando-se planos de colaboração em diversas áreas, incluindo tecnologia e inovação.

O quinto eixo abordou programas de capacitação em ciência, tecnologia e inovação, além da participação da indústria no desenvolvimento tecnológico da região. A importância da inclusão digital e a evolução da indústria satelital foram discutidas.

O sexto eixo tratou da informação para a sustentabilidade, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e na igualdade de gênero. Estratégias para promover a igualdade entre homens e mulheres foram apresentadas.

O "1° Encontro Internacional ODIS e 5° Seminário Latino Americano de Inclusão Digital" culminou com a criação colaborativa de um decálogo com ações a serem implementadas até o próximo encontro. O evento foi encerrado com a participação de representantes de diversos países e organizações internacionais, ressaltando a importância da cooperação regional e internacional para o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital na América Latina.

Políticas Públicas

Conectar Igualdad

Conectar Igualdad es un programa del Ministerio de Educación Nacional y una política de inclusión digital de alcance federal que contempla la distribución de material educativo y tecnológico y el despliegue de acciones de conectividad.

Saiba mais

#Políticas públicas
Inclusión Digital

Políticas públicas para la inclusión digital en Argentina

Saiba mais

#Políticas públicas
Inclusão Digital como Política Pública: Brasil e América do Sul em perspectiva

Saiba mais

#Políticas públicas
Punto Digital

La iniciativa de inclusión digital y capacitación tecnológica más extensa de la Argentina. Los Puntos Digitales forman una red federal que, a través de espacios públicos y gratuitos, brindan conectividad, capacitaciones, talleres y actividades culturales para personas de todas las edades.

Saiba mais

#Políticas públicas
Tecnopolis

Tecnópolis es un predio de más de 50 hectáreas con acceso libre y gratuito. El Parque ofrece diversas propuestas, muestras, experiencias interactivas y lúdicas sobre arte, ciencia y tecnología.

Saiba mais

#Políticas públicas
Televisión Digital Abierta

Recuperación de las 100 estaciones de transmisión. Revalorización de la Televisión Digital Abierta.

Saiba mais

#Políticas públicas

Repositório de Publicações e Documentos

Memória dos Seminários Latino Americanos de Políticas Públicas para Inclusão Digital - 2023
Organização:
Ibict-MCTI
ABC-MRE
Instituto Lula

Países que participaram:
Argentina, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Peru, Panamá e Uruguai.

Contatos

  • Centro de Investigación Políticas Públicas en Educación Comunicación y Tecnología - Universidad Nacional de Quilmes.
  • Johns Hopkins University

Leonardo Murolo

Pesquisador e professor, Brasil
Centro de Investigación Políticas Públicas en Educación Comunicación y Tecnología - Universidad Nacional de Quilmes. nlmurolo@gmail.com. Doctor en Comunicación.
abfsonido@gmail.com

Maria Jose Haro
Sly. Johns Hopkins University
mharosl1@jhu.edu

Contato

odis@ibict.br