Na ocasião, o diretor Tiago Braga apresentou o site institucional e comemorativo do Ano Dual, desenvolvido pelo Ibict.

Embaixada do México no Brasil promoveu, no dia 7 de março, a abertura do Ano Dual México-Brasil, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Clube Internacional de Brasília (CIB) e o Projeto Social Padaria Artesanal. O tema central das comemorações foi “o pão como elemento comum das culturas irmãs”, que se unem para compartilhar experiências, promover intercâmbios e explorar as riquezas de suas tradições, história e inovações.

Na sessão de abertura, a coordenadora-geral do Ibict e presidente do Clube Internacional de Brasília, Cecilia Leite, destacou a importância da colaboração entre as instituições envolvidas. “O que pretendemos este ano é realizar trabalhos que possam juntar ações significativas. Esse evento é muito importante para nós porque estamos comemorando o Ano Dual e os 190 anos das relações diplomáticas entre Brasil e México”.

Tiago Braga, diretor do Ibict, apresentou o site do Ano Dual desenvolvido pelo instituto e a página da Embaixada no YouTube. “Quando fomos provocados sobre o Ano Dual, mais que depressa entendemos que ali estava uma0 nova missão: preparar uma infraestrutura informacional que pudesse representar essa parceria profícua, alegre e promissora”. O diretor explicou que a construção gráfica do site remete à parceria entre os países e permite a leitura tanto em espanhol como em português.

A escritora e embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel, salientou a relevância do site e afirmou que uma informação adequada e precisa reflete na reordenação de políticas sociais, organizações, institutos, comunidades, centros de estudo e nas formas de vida. “México e Brasil não são apenas duas economias fortes, mas também dois países ricos em cultura milenária. É nosso dever difundir o conhecimento de nossos países”.

Em seguida, Cecilia Leite  prestou uma homenagem à segunda-dama da República, Lu Alckmin, por sua trajetória em projetos sociais, com destaque para a Padaria Artesanal, ação que desenvolve desde 2001 e que qualificou, nos 14 anos em que presidiu o Fundo Social de São Paulo, mais de 100 mil pessoas. “Por meio do curso da Padaria Artesanal, os multiplicadores aprendem a fazer dez tipos de pães nutritivos, saborosos e de alto valor comercial. Por isso, alimenta as famílias e gera empregos”.

O Ano Dual: Durante o ano, os cidadãos de México e Brasil terão a oportunidade de participar de uma série de eventos culturais, artísticos e educacionais que destacam as semelhanças e diferenças que tornam essas nações únicas. Desde exposições de arte até apresentações musicais, passando por palestras acadêmicas e festivais gastronômicos, o programa abrangente visa enriquecer a compreensão mútua e promover uma colaboração mais estreita. Além disso, o Ano Dual México-Brasil 2024 busca impulsionar o intercâmbio econômico e comercial entre os dois países. O fortalecimento das relações bilaterais abrirá portas para oportunidades de negócios, parcerias e investimentos, fomentando um ambiente propício para o crescimento mútuo.